COMUNICADO Nº 06 - 2010
 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Wednesday, 28 April, 2010  
Disponível também no site clique aqui   
 

XII Encontro Nacional: ANFIP solicita liberação de ponto para participantes

Os auditores-fiscais ativos interessados em participar do XII Encontro Nacional, que acontecerá no período de 20 a 22 de maio deste ano, em Bonito (MS), deverão efetuar sua inscrição até o dia 20 de abril para atenderem aos trâmites burocráticos para liberação do ponto.

O prazo foi determinado em conseqüência da reunião realizada na terça-feira (2) pela ANFIP com Marcelo de Melo Souza, da Subsecretaria de Gestão Corporativa da Receita Federal do Brasil (RFB), e com Erico Pozenato, coordenador-geral de Gestão de Pessoas (Cogep), para tratar da liberação de ponto para os participantes do encontro. Marcelo é o substituto do subsecretário Leonardo José Schettino Peixoto, que está em férias.

A entidade entregou ao representante da Subsecretaria o ofício solicitando a liberação de ponto dos auditores-fiscais nos termos da Portaria RFB n° 2968, de 21 de dezembro de 2009.

Providências importantes – A ANFIP alerta quanto à importância de os associados, ao se inscreverem, informarem também sobre a inclusão ou não de acompanhantes, de maneira a possibilitar a previsão da infraestrutura necessária para garantir o melhor atendimento a todos os participantes.

Para facilitar a sua participação, informações completas, como hospedagem e passeios, podem ser obtidas no banner do encontro, localizado na página da ANFIP na internet.

Hospedagem e passeios - Sobre a hospedagem, transporte aéreo, traslados e passeios opcionais, os interessados têm acesso a todos os detalhes acessando os seguintes endereços e telefones:

Agência Crisval:
• http://www.crisval.com.br/anfip (Reservas e informações: (67) 3255-5508 ou 0800-979-4400. E-mail: atendimento@crisval.com.br.

Agência Ar:
• http://www.anfipembonito2010.com.br/index.php

Agencia Ar Bonito - 24 horas
Fone: +55 (67) 3255-1008 / 3255-1897

Agencia Ar Pantanal / Miranda
Fone: +55 (67) 3242-3820

Agencia Ar Sao Paulo - 24 horas
Fone: +55 (11)3711-3101

Agencia Ar Rio de Janeiro - 24 horas
Fone: +55 (21)3521-7233

Agencia Ar Belo Horizonte - 24 horas
Fone: +55 (31) 3231-4021

Agencia Ar Brasília - 24 horas
Fone: +55 (61) 3717-1107

Agencia Ar Curitiba - 24 horas
Fone: ( 41) 3941- 5119

Agencia Ar Porto Alegre- 24 horas
Fone: (51) 3251-7597

ANFIP disponibiliza fotos dos encontros anteriores

A ANFIP disponibilizou na página oficial do XII Encontro Nacional, que acontecerá dos dias 20 a 22 de maio, em Bonito (MS), uma galeria com fotos dos encontros anteriores realizados pela entidade. Para visualizar as fotos, basta clicar na aba “Galeria dos Encontros” e, em seguida, clicar nos respectivos eventos, que vão desde o primeiro encontro, realizado em Vitória, em 1991, ao mais recente, que aconteceu em Minas Gerais, em 2008.

Ainda na página do XII Encontro Nacional, em “Atrativos Turísticos”, a ANFIP disponibilizou algumas opções de passeios (e seus respectivos graus de dificuldade), que poderão ser feitos pelos auditores-fiscais e por seus acompanhantes. Os graus de dificuldade variam de leve a médio e difícil. (Leia mais na página da ANFIP na internet)

ANFIP trata de metas para os Regimes Próprios em 2010

A ANFIP se reuniu na terça-feira (2) com o diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público, da Secretaria de Políticas de Previdência Social, Delúbio Gomes Pereira da Silva, que, na oportunidade, falou sobre as principais atividades realizadas pelo órgão no ano passado e sobre as expectativas para 2010.

Delúbio afirmou que em 2009 houve avanços em diversas questões como, por exemplo, a regulamentação de política de investimentos e a alteração da Resolução n° 3.790/09 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que dispõe sobre as aplicações dos recursos em moeda corrente dos regimes próprios de previdência social instituídos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. No entanto, segundo explicou, a resolução trouxe algumas inovações que não foram bem recebidas pelos Regimes Próprios. Por isso, ainda é preciso fazer algumas alterações. “Mas já estamos tratando dessas questões”, informou o diretor. (Leia a matéria completa na página da ANFIP na internet.)

ANFIP recebe visita de diretor da Previc

A ANFIP recebeu na quarta-feira (3) a visita do auditor-fiscal Ricardo Pena Pinheiro, diretor superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), e de Roger Odillo Klafke, chefe de gabinete do Ministério da Previdência Social.

Ricardo Pena agradeceu o apoio que a ANFIP dispendeu pela aprovação do projeto de lei que criou a Previc no Congresso Nacional, e elogiou o esforço da entidade no sentido de destacar a importância do trabalho dos auditores-fiscais da RFB.

Diretor de Fiscalização – Na terça-feira (2), o diretor de Fiscalização da Previc, Manoel Lucena dos Santos, esteve na seda da ANFIP, onde manteve reunião com o presidente da entidade, Jorge Cezar Costa, juntamente com integrantes do Conselho Executivo da Entidade e com o presidente da Fundação ANFIP de Estudos da Seguridade Social.

Durante o encontro foram debatidas questões relacionadas ao quadro de auditores da PREVIC, cujo decreto de regulamentação foi assinado no dia 26 de janeiro deste ano, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ANFIP se compromete a trabalhar junto ao novo órgão para fortalecer a sua estrutura. (Mais informações na página da ANFIP na internet)

ANFIP se reúne com diretor de Gestão da Dívida Ativa da União

A ANFIP se reuniu na terça-feira (2), na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), com o diretor do Departamento de Gestão da Dívida Ativa da União, o auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) Paulo Ricardo de Souza Cardoso, para tratar de diversos assuntos de interesse da entidade e dos auditores-fiscais. Durante o encontro, o diretor assinou o termo de filiação da ANFIP, tornando-se assim associado da Entidade.

Na oportunidade, a ANFIP convidou Paulo Ricardo Cardoso para fazer parte da Comissão Julgadora do I Concurso de Monografias sobre Assuntos Tributários, como representante da PGFN.

Paulo Ricardo Cardoso analisou a unificação das secretarias da Receita Federal e da Receita Previdenciária como positiva para a arrecadação da Previdência e para a racionalização dos processos de trabalho. Quanto às propostas para a desoneração da folha, disse que qualquer desoneração da folha de pagamentos significa que o governo terá de criar um novo tributo ou majorar algum tributo já existente, o que poderá causar um impacto econômico muito grande. "Podemos desonerar a folha, mas teremos que ter alternativas para diminuir o impacto na arrecadação", destacou ele. (Leia a matéria completa na página da ANFIP na internet).

ANFIP participa de homenagem pelo Dia do Aposentado

A ANFIP, a convite da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), participará na próxima segunda-feira (8) de sessão solene alusiva ao Dia Nacional do Aposentado, comemorado no dia 24 de janeiro. A solenidade será realizada no plenário do Senado Federal, às 11h.

A ANFIP apoia e considera justa a homenagem aos aposentados que, após tantos anos de trabalho, merecem ver garantidos seus direitos e o mínimo de dignidade e de respeito. Por isso, no Dia Nacional do Aposentado, em que também é comemorado o Dia da Previdência Social, a entidade publicou uma homenagem em sua página na internet. A homenagem também ganhou destaque na imprensa ao ser veiculada nos jornais Correio Braziliense e Aqui DF. Confira a homenagem na página da ANFIP na internet.

Conselho Executivo se reuniu em Brasília

O Conselho Executivo da ANFIP se reuniu nos dias 3 e 4, no auditório da sede da ANFIP, em Brasília, para apreciar a pauta de convocação que, entre outros assuntos, incluiu a discussão e a aprovação das atas das reuniões ordinária e extraordinária realizadas em agosto e em outubro de 2009, respectivamente; a Portaria da Receita Federal do Brasil (RFB) n° 2.968, que trata da dispensa de ponto, e a discussão da Lei Orgânica do Fisco (LOF).

Nova Diretoria da Afiprema toma posse

A nova Diretoria Executiva da Afiprema, Regional da ANFIP no Estado do Maranhão, eleita para o biênio 2010/2011, tomou posse na última sexta-feira (29). A ANFIP parabeniza a nova diretoria e deseja sucesso no exercício das atividades no decorrer da nova gestão. Confira a seguir o nome dos novos diretores e seus respectivos cargos:

Presidente: Antônio de Jesus Oliveira de Santana;

Vice-presidente substituto: Carlos Alberto Reis de Andrade;

1º. Vice-presidente de Política de Classe e Assuntos Fiscais: Cícero Viana de Souza;

2º. Vice-presidente de Política de Classe e Assuntos Fiscais: Eduardo Jorge Freire Baptista;

1º.Vice-presidente de Aposentado Pensionista, Assuntos Jurídicos e Assistenciais: Leonardo Cursino Veras;

2º.Vice-presidente de Aposentados Pensionista, Assuntos Jurídicos e Assistenciais: Zuleide da Silveira Oliveira;

1º. Vice-presidente de Administração e Patrimônio: Odessa Maria Novaes da Silva;

2º. Vice-presidente de Administração e Patrimônio: Américo Rodrigues da Silva;

1º. Vice-presidente de Finanças: Durval Azevedo Souza;

2º. Vice-presidente de Finanças: Maria dos Remédios Azevedo Borges;

1º. Vice-presidente de Atividades Sociais, Esportivas, de Turismo e Lazer: Mairla Silva Gomes de Oliveira;

2º. Vice-presidente de Atividades Sociais, Esportivas, de Turismo e Lazer: Maria Ezilda Leite Vieira;

1º. Vice-presidente de Comunicação Social: Antônio Carlos Costa, e

2º. Vice-presidente de Comunicação Social: Menildes de Lima Reis Araújo.

Conselho Fiscal: Maria de Nazaré Mendes Ribeiro;
Nely da Silva Santos Nascimento, e Leone Ribeiro Veiga.

Membros Suplentes: Raimundo Inocêncio M. Neto;
Valdemar Lima de Moraes e Celina Nunes de Oliveira.

ANFIP acompanha posse dos novos diretores e do superintendente do INSS

A edição de quinta-feira (28) do jornal Correio do Povo (RS) publica nota sobre o evento realizado durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, que debateu a destinação da arrecadação federal e avaliou a história previdenciária.

No decorrer dos debates, representantes de diversas entidades, entre eles o presidente da ANFIP, Jorge Cezar Costa, demonstraram preocupação com possíveis reformas nos âmbitos fiscal, tributário e previdenciário que não atendam aos anseios da sociedade. Leia a nota na página da ANFIP na internet.

I Concurso de Monografias: Comissão Organizadora faz abertura dos trabalhos

A Comissão Organizadora do I Concurso de Monografias sobre Assuntos Tributários, promovido pela ANFIP, iniciou na quarta-feira (3), na sede da entidade, em Brasília, a abertura dos trabalhos para apreciação das monografias.

Será constituída uma Comissão Julgadora para análise dos trabalhos encaminhados dentro do prazo estabelecido pelo regulamento. A comissão, que será formada por pessoas de considerável conhecimento em direito tributário, será divulgada oportunamente na página da ANFIP.

A previsão é de que o julgamento das monografias seja encerrado até o final de abril de 2010, quando serão divulgados os trabalhos vencedores. A entrega da premiação será realizada no XII Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais, que acontece de 20 a 22 de maio, em Bonito (MS).

Concurso ANFIP 60 Anos: Comissão Julgadora aprecia trabalhos encaminhados

A Comissão Julgadora do Concurso “ANFIP 60 Anos” reuniu-se na quinta-feira (4) na sede da entidade, em Brasília, para analisar os trabalhos encaminhados. A comissão é formada pelos vice-presidentes de Relações Públicas, de Aposentadorias e Pensões, de Comunicação Social e de Cultura Profissional e Relações Interassociativas.

A própria comissão definiu que a premiação será realizada durante a festa comemorativa dos 60 anos da entidade, que acontece em Brasília, no mês de abril, quando será entregue o prêmio de R$ 2.000 ao vencedor de cada categoria, conforme resultado abaixo divulgado: Modalidade Cartão – Flor dos Sessenta - Alfredo Miranda de Lemos – RJ; Modalidade Capa - Bonés - Silvia Mendes Macedo Marques de Almeida – SP; Modalidade Editorial – Mariah - Maria de Lourdes Fernandes – MG; Modalidade Discurso – Gtulio - Joaquim Baptista Affonso – RJ; e Modalidade Música – Caita - Jose Carlos da Silva – RJ.

Todos os participantes receberão certificado de participação. A ANFIP e a Comissão Julgadora agradecem a todos que aceitaram o convite e enviaram seus trabalhos para participar desse momento tão significativo e marcante para a entidade e para seus associados.

 
                 ATENÇÃO: Para sair da lista Linha Direta ANFIP
                                    Clique aqui e envie e-mail